terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sobre A Escravidão Animal - Uma Inspiração Que Vem Do Carnaval

Aclamada tanto pela crítica especializada quanto por pessoas que costumam acompanhar a festa mais à distância, a escola de samba Paraíso do Tuiuti foi a grande protagonista no carnaval 2018.

Passou uma linda mensagem de libertação, que começou com uma comissão de frente emocionante (veja o vídeo) e que terminou com críticas contundentes ao governo de Michel Temer (veja o vídeo), arrancando lágrimas e gritos das arquibancadas no sambódromo carioca.

Embalado por esse clima abolicionista, esse tópico traz uma versão animalista do samba-enredo defendido pela agremiação neste ano. E se a questão central fossem os animais não-humanos de um modo geral? A pergunta que dá título ao enredo permanece: Meu Deus! Meu Deus! Está Extinta A Escravidão?

Irmão, seja macaco ou chimpanzé
Qual será o seu valor? Pobre artigo de mercado
Senhor, eu não sou da sua espécie, e nem rezo a sua prece
Tenho sangue avermelhado
O mesmo que escorre da ferida 
Mostra que a vida se lamenta por nós dois
Mas falta em seu peito um coração
Ao me dar a escravidão e me colocar num prato de feijão com arroz

Eu fui marmita, presunto, salame
Fui linguiça e mortadela, servido em rodela
Sofri nas unidades industriais
Morri nos abatedouros onde se aniquilavam todos

Ê, vegano, ê! Ê, vegano!
Porco Velho me contou, Porco Velho me contou
Onde mora a senhora liberdade
Não tem bacon, não, senhor

Amparo do solidário ao porco vulnerável
Um grito feito berro de gente
Deu no noticiário, com lágrimas escrito
Um rito, uma luta, um ser senciente

E assim, quando a lei foi assinada
Uma lua atordoada assistiu festa na lama
Abolicionista como os grandes ativistas
Fui comemorar em família essa conquista vegana

Meu Deus! Meu Deus!
Se eu chorar, não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte toda espécie animal

Não sou escravo de nenhum carrasco
Meu Paraíso é a veganização
Meu Tuiuti, livrai-nos da panela
Acenda uma vela onde haja um churrasco


Cena da comissão de frente que encantou e emocionou público e jurados no carnaval 2018.







Nenhum comentário:

Postar um comentário